About

O quê?

Esta página foi criada com a vaga intenção de ser um blog. Mais especificamente, um blog de matemática, uma coleção virtual de pensamentos matemáticos/sobre matemática expandindo com regularidade. Não pretendo seguir sempre a notação e o vocabulário comuns.

Por quê?

A maior motivação para escrever isto talvez seja o simples fato de que outras pessoas estão fazendo coisas semelhantes. (Inconscientemente, devo ter pensado que) Como elas julgaram o WordPress conveniente para divulgar/armazenar matemática, é possível que eu também veja vantagens em usá-lo assim. Minha vontade de poder usar links deve ter contado. E é fácil imaginar vários possíveis benefícios de um blog:

1 Organizar eficazmente (sem gastar espaço físico, sem limitações de espaço e possibilitando buscas rápidas através de links ou outras ferramentas) conhecimento/idéias. Assim, a página pode ser uma espécie de caderno ou “memória” melhorado/a. Inclusive, aqui estão alguns lembretes de coisas pessoais.

2 Eliminar a necessidade de se preocupar em organizar e conservar papéis.

3 Poupar tempo e energia se eu quiser apresentar meus pontos de vista a outras pessoas, por manter um registro permanente deles.

4 Ter a possibilidade de analisar a evolução e falhas do meu próprio pensamento (falhas := hábitos que podem ser muito melhorados).

5 A possibilidade de replicar informações com esforço mínimo.

Uma razão a posteriori é a qualidade gráfica do WordPress.

Observo que talvez isso não seja afinal um grande aprimoramento em relação aos papéis, mas ainda assim parece um avanço. Esse avanço pode ser particularmente significativo para uma pessoa desorganizada como eu. Também tem uma desvantagem em digitar as coisas: o Latex dá trabalho. Por outro lado, um dia eu vou ter que fazer papers, e talvez eu possa aproveitar algo.

No momento não sinto que eu deva investir muito nos itens 3 e 4, já que maneiras boas de aproveitá-los não são triviais para alguém com pouca experiência. Em particular, por enquanto talvez esta página não vá alegrar muito ninguém que não seja eu mesmo, e há uma chance de eu ignorar sugestões sobre que ideias transmitir ou como fazê-lo. Isso deve mudar e, quando/se mudar, vou editar isto.

Para quê?

Honestamente, não sei como o leitor pode se beneficiar do que encontrar aqui. Apesar disso, é claro que cada um pode explorar o conteúdo encontrado como quiser. Em particular, eu usarei de acordo com o que descrevi na seção anterior (Por Quê?). Contudo, devo advertir que isto não é um livro-texto. Para passar os conhecimentos obtidos às gerações futuras da melhor maneira possível, os matemáticos escreveram e escrevem livros cuidadosamente. Acredito que não é uma excelente estratégia arriscar tentar maneiras heterodoxas e experimentais (apesar disso, cada pessoa pode preferir um método diferente de aprendizado, como aulas ou conversas informais seguidas de exercícios).

Como não necessariamente se encontrarão aqui explicações didáticas, o leitor pode desejar ou não ler os textos seguindo o fluxo lógico, de maneira regular, ou pode apenas prestar meia-atenção, pegando idéias e pulando passagens desinteressantes, mais como ao assistir uma palestra. Isso pode ser interessante, mas não muito construtivo. Em qualquer caso, como declarado na seção anterior, aqui há um conjunto de apresentações dos meus pontos de vista, que às vezes não estão nos livros que conheço, por serem desenvolvidos pessoalmente, e talvez sejam algo mais difícil de achar. Não posso garantir que sejam valorosos.

Para quem?

Acredito estar claro que a idéia é que o principal beneficiado por esta página seja eu mesmo, e provavelmente serei. Mas outras pessoas habituadas a um pensamento rigoroso (matemático) podem aproveitar algo daqui. Gostaria que os leitores atentassem especialmente à ideia de que provavelmente se sentirão mais confortáveis aqueles que tiverem maturidade semelhante à minha a respeito do que estiverem lendo. Porém, espero atingir uma experiência matemática bem maior, então, se registrar todas as fases do meu pensamento de 2011 em diante, esta página incluirá uma ampla área de profundidades de abordagem. Assim, a princípio não muitos devem achar minhas considerações úteis, mas o tempo talvez mude isso, para felicidade geral.

Leigos são fortemente desencorajados a perder seu tempo com coisas ininteligíveis, com risco de interpretá-las como algum tipo de loucura; não acho que a sugestão de ler esta página seja boa.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s